Peru

Trilha Inca até Machu Picchu, Peru

A Trilha Inca é uma das trilhas mais icônicas do mundo! Levando aventureiros do mundo todo até a majestosa cidadela de Machu Picchu, no Peru. Sendo assim, esse post vai te trazer todas as informações sobre essa aventura, bora conferir?

Dia 1/2 da Trilha Caminho Inca:

O passeio começa bem cedinho em Cusco mesmo, o pessoal da agência passou para me pegar na minha hospedagem de madruga e seguidos de van até a estação de trem de Ollantaytambo. Antes de acessar a estação, há várias barraquinhas vendendo água, capa de chuva e repelente, que convenhamos, é essencial para essa aventura!

Então, se esqueceu de algo, esse é o momento. Após isso, com o seu passaporte/RG em mãos, é hora de pegar o trem e começar a viagem pela cênica ferrovia Cusco – Machu Picchu.

ATENÇÃO: Tanto para fazer a Trilha Inca quanto para entrar em Machu Picchu, você PRECISA estar com o seu documento original/físico em mãos. Então, se a compra da entrada foi feita com o número do passaporte ou RG, é esse o documento que precisa ser levado. Sem isso, você NÃO PODERÁ ACESSAR OS LOCAIS.

KM 104 rumo a Machu Picchu

Sobre o caminho que o trem percorre, é indescritível! Lindo demais! No trem há banheiros e após de 1:30h descemos no famoso km 104, onde a verdadeira aventura estava por começar.

A travessia do Rio Urubamba por uma ponte já começa a te dar um spoiler do que vem a seguir… Serão 12km de trilha até a cidadela de Machu Picchu, a trilha caminho inca tem uma altimetria de 700m! Importante lembrar também que estaremos na altitude, por volta de 2.700m, haja fôlego!

Para fazer essa trilha é necessária a contratação de um guia credenciado, sendo assim, há vários pontos de controle onde a apresentação das credenciais do guia e os nossos documentos são conferidos. Durante os meses de chuva (dezembro, janeiro e fevereiro) a trilha pode estar fechada, então é melhor conferir antes.

Chachabamba

As ruínas de Chachabamba, são as primeiras que encontramos no caminho, logo no início da trilha. Este antigo palácio, com suas paredes esculpidas em pedra, aqui o guia compartilha histórias fascinantes sobre a civilização inca. As montanhas ao redor são um charme a parte. Lindo!

Agora, sim, é hora de começar a trilha e a subida, costeando as montanhas, vendo do outro lado do rio o trem passar… Boa parte da primeira parte da trilha é descampada, por isso, é importante boné, óculos de sol e protetor solar.

Aqui fazemos algumas rápidas paradas para descanso, hidratação e lanchinho. A trilha é difícil? Não. Entretanto, a altitude, o sol e os degraus foram me deixando com um esgotamento físico absurdo. Mesmo assim, segui firme e forte.

Wiñaywayna: A joia Escondida da Trilha Inca

A caminhada continua por aproximadamente 8 km, subindo montanhas agora cobertas de vegetação, cachoeira e degraus. Foi então que chegamos e dei de cara com Wiñaywayna, uma das construções mais impressionantes da trilha, localizada a 2.700 metros de altitude.

Que lugar mágico! Eu não sabia ainda como era Machu Pichhu, mas só por esse lugar todo meu esforço e passeio já teria valido a pena. Sério! Foi, com certeza, um dos lugares mais incríveis que eu já estive na vida (até então, rsrs).

Além das ruínas, há várias terrazas de cultivo e antigas plantações de coca, proporcionando uma visão rara da vida agrícola inca. INCRÍVEL! E para essa parte da trilha… Haja fôlego, são muuuuuitos degraus.

Após explorar as ruínas, caminhamos um pouco mais e foi a hora da parada para o almoço.

Inti Punko: O Primeiro Vislumbre de Machu Picchu

Após o almoço, a trilha continuou a caminho de Inti Punko, conhecido como a Puerta del Sol, oferece o primeiro vislumbre da cidadela de Machu Picchu.

Mas eu não sabia disso! Essa última parte da trilha, eu queria realmente desistir, eu não conseguia mais subir nenhum degrau, eu estava realmente me arrastando, foi muito difícil. Nessa parte da trilha, eu percebi que minhas amigas me deixaram para trás, não tinha entendido até então. Colocando todas as minhas forças em cada passo, eu cheguei perto de mais algumas ruínas, então percebi a carinha delas me olhando… Eu estava prestes a ver Machu Picchu pela primeira vez 🥹

Inti Punko Puerta del Sol

A vista panorâmica deste ponto é de tirar o fôlego e arrancar lágrimas. Estar lá me proporcionou um momento de reflexão e admiração, afinal de contas, estudar na escola e ver as fotos nos livros, não é 0,01% de estar lá.

Após curtir aquele momento, foi hora de começar a descida final. Aqui são mais 2km até a cidadela de Machu Picchu. Me faltam palavras para descrever o que é aquele lugar.

machu picchu

Foi recompensador! Depois de todo o esforço, era hora do descanso. Pegamos um ônibus e descemos o caminho até a cidade de Águas Calientes.

Águas Calientes: O Refúgio Aconchegante

A pitoresca cidade de Águas Calientes oferece um refúgio perfeito e é a cidade base para quem visita Machu Pichhu.

Depois do jantar, fomos para o hotel descansar, pois quem faz a trilha caminho inca, vai para Machu Picchu 2x, sendo assim, no outro dia, eu iria para a cidadela mais uma vez.

Dia 2/2 da Trilha Caminho Inca:

Acordamos, tomamos café e a guia nos levou até o ponto do ônibus para subirmos a Machu Picchu. O segundo dia é inteiramente dedicado à exploração de Machu Picchu, onde cada canto desta maravilha do mundo revela os segredos da antiga civilização Inca.

machu picchu

A guia nos acompanha por todas as ruínas e então pudemos mergulhar na rica história e ver a impressionante arquitetura deste sítio arqueológico.

Uma Trilha Desafiadora, mas Recompensadora

É importante destacar que a Trilha Inca é uma caminhada extremamente desafiadora. A altimetria, a longa distância e as condições do terreno exigem bastante preparo físico e mental. Mas acredite, todo o esforço vale a pena. Cada passo, por mais árduo que seja, é recompensado pela beleza natural e pela sensação de conquista ao chegar em Machu Picchu, uma das novas Sete Maravilhas do Mundo.

Mas se você quer ver mais detalhes dessa incrível jornada, eu compartilhei toda a experiência no vídeo abaixo:

Planejando Sua Aventura pelo Peru?

Fui Gostei Trips foi a agência perfeita nessa jornada, oferecendo um serviço excepcional que tornou cada momento ainda mais especial. Então, se você está planejando visitar o Valle Sagrado, Machu Picchu, Montanha de 7 cores ou Laguna Humantay, então não hesite em embarcar nessa aventura com eles! E lembre-se, leitores do meu blog têm um descontinho especial!

Me aventurei na Montanha de Sete Cores, quer conferir? Então vem ver esse post 🌎💞