Viagem ao Deserto do Atacama de carro
Uma viagem ao Deserto do Atacama de carro é incrível! Entretanto, foram meses e meses de planejamento e muita pesquisa. A viagem foi um sucesso, mas muitas coisas poderiam ser mais fáceis. Por esse motivo, reuni esses 12 passos essenciais do que você precisa para planejar a sua viagem ao Deserto do Atacama de carro.
1 – Você gosta de viajar de carro?
A pergunta mais importante de todas! Serão muitas horas e dias dentro do carro. Se você ama estar dentro do carro pegando a estrada, essa viagem será a sua cara!
Além disso, pesquise o que fazer no destino, para saber se é compatível com o tipo de viagem que você goste de fazer.
2 – Defina as datas da sua viagem
Definir as data ou o mês é muito importante, pois assim você já consegue verificar as situações climáticas do período da sua viagem. A quantidade de dias também é muito, assim você já sabe quantos dias pode ficar no destino, não esqueça de considerar o tempo de carro que vai levar até o destino.
O que ninguém te conta: Isso é muito importante, mais do que você imagina, você deve estar preparado para a situação climática do seu destino na época escolhida para a viagem.
3 – Pesquise sobre o Deserto do Atacama
Quanto mais você pesquisar, mais informações relevantes vai conseguir. Muitas informações são repetidas, mas quando você busca pelo destino em sites, blogs, Youtube, Instagram, você encontra informações riquíssimas com dicas de ouro!
Anote e pequise sobre: O que conhecer, onde se hospedar, onde comer, como chegar em tal lugar.
4 – Crie um roteiro dia a dia
Criar um roteiro base para cada dia da sua viagem, o que pretende fazer em cada um deles. Faça também uma estimativa de km rodado, para ter uma noção de quando abastecer, onde pode dormir, onde parar.
Lembre-se: As coisas nunca vão sair 100% como o planejado, então quando isso acontecer você precisa aprender a se adaptar. Ficar estressado ou arrumar um culpado não vai resolver, só vai fazer com que a viagem torne-se decepcionante. Acredite em mim, as vezes quando as coisas não saem como o planejado, é o destino fazendo tudo ser inesquecível. Um exemplo disso é esse post.
O que ninguém te conta: durante a viagem ao Deserto do Atacama você vai ficar horas sem ver nenhuma cidadezinha, então se programe para sempre ter um lanchinho dentro do carro, uma água, um papel higiênico e gasolina, sério! Abasteça sempre quando estiver chegando perto do meio tanque.
5 – Viage além da sua rota
Na hora de montar o roteiro, utilize o Google Maps e olhe um pouco além da sua rota, as redondezas dos lugares que você vai passar, pode haver algo maravilhoso e que iria passar despercebido.
6 – Google Maps e Street View
Ainda sobre o Google Maps, nas minhas viagens sempre percorro o máximo do percurso possível com o Street View, por que? Eu adoro ser a guia turística, saber o que está por vir e ir falando sobre. Além é claro de ter uma noção de que você está no caminho certo.
7 – Documentos necessários para viajar ao Chile
Para chegar ao Deserto do Atacama e depois voltar para o Brasil, passei pela Argentina, Chile e Paraguai (no meu caso o Paraguai foi totalmente opcional, pois poderia ter voltado pelo mesmo caminho da ida).
Sendo assim, é necessário:
- Carta Verde (podes pedir a cotação para uma corretora de seguros)
- Seguro de viagem (corretora de seguros)
- SOAPEX (emitido neste site)
- RG ou passaporte (não é válido CNH)
- Documento do carro
O que ninguém te conta: Caso o documento do carro não esteja no nome da pessoa que está dirigindo, você terá muita, mas muita burocracia, eles não deixarão você passar na fronteira. Então se o carro não está no seu nome, o dono do veículo deverá fazer uma procuração para que a pessoa específica esteja autorizada a dirigir o veículo.
A passagens das fronteiras são bem tranquilas, leva um tempo até terminar todos os trâmites de documentação e as revistas da Argentina são um pouco mais detalhadas, mas se você não estiver fazendo nada de errado, não terá problemas, mas o sentimento de “eu juro que não tem nada demais” sempre está presente nessas horas.
Você também encontra mais informações sobre os documentos, nesse post.
8 – Leve dinheiro local na viagem ao Deserto do Atacama
Eu troquei dinheiro em uma casa de câmbio na minha cidade, levei um bom valor em Peso Argentino, Peso Chileno e Dólar (para o Paraguai), foi muito importante já ter a moeda, até porque iríamos passar em pequenas cidades e alguns pedágios.
Nos pedágios do Paraguai, eles não aceitavam real nem dólar, mas tinha ao lado do pedágio haviam alguns cambistas, e sem nenhuma taxa muito exorbitante. Os mercados do Paraguai aceitam em: Real, Dólar e Guarani Paraguaio.
9 – Revisão do carro na mecânica antes de ir é fundamental!
Não esqueça de agendar um revisão no seu carro algumas semanas antes de ir. Verifique tudo o que for possível, não esqueça de verificar se o seguro do seu carro está em dia, e se você tem todos os número de emergência, caso precise.
10 – Não vale a pena comprar o chip de internet
Optei por não comprar o pacote de internet internacional (o preço era realmente alto). Na viagem ao Deserto do Atacama, você vai ficara horas em estradas desérticas sem internet, não tinha porque comprar um chip para isso.
Como conseguimos sobreviver? Fácil, em todo restaurante, hotel, posto de gasolina e camping havia wi-fi o que ajudou muito, então antes de sair de casa baixamos TODO o mapa offline da nossa ida e volta no Google Maps.
Com o Maps offline baixado, você tem as informações de restaurantes, postos de combustível, hotéis, tudo!
11 – Faça check lists
É muito, muito importante, fazer um check list das coisas que você precisa levar. Atenção na hora de colocar as coisas no carro, deixe nos bancos de trás as coisas que serão necessárias durante a viagem (caixa térmica, água, lanchinhos, casaco extra, cobertor, travesseiro, câmera, papel higiênico), no porta mala as coisas que só serão usadas uma vez no dia (mala de roupas, barraca, cadeiras), deixe no porta luvas as coisas importantes (documentos para cruzar as fronteiras, protetor solar, óculos de sol, protetor labial).
12 – Atenção aos horários de fronteira
Lembre do passo 4, é importante saber quantos km-horas você vai levar de um ponto ao outro. Muito cuidado com os horários que você for cruzar as fronteiras, a fronteira Argentina – Chile na cidade Paso de Jama, fecha as 18:00 (Maio/2019), cheguei por volta das 19:00 e tive que dormir na fronteira.
Esses são os passos que vão te ajudar no planegamento da sua viagem de carro para o Deserto. O povo é maravilhosamente gentil e hospitaleiro, não só no Chile, os Argentinos também. Eles preservam muito a natureza, então guarde seu lixinho e respeite a natureza.
Para muitos, o artesanato é o sustento da família, compre lembrancinhas! A quantidade de animais que você vê pela estrada é incrível, durante todo o caminho vimos: Lhamas, vicunhas, zoros, burros, flamingos, galinhas, cavalos, cachorros, porcos, etc., então ande devagar e com cuidado em todas as estradas.
A viagem ao Deserto do Atacama é inexplicável.. Então curta, aproveite e sinta o Atacama.
“Alguns também dizem que se você foi para o Atacama, é porque o Atacama lhe chamou”…