Chá de hibisco e seus benefícios !!!!

Chá-de-hibisco

Olá meninas, vamos cuidar do corpinho?!?! Estou adepta ao chá de hibisco e amando, por isso resolvi escrever para vocês.

Quem bebe esse chá regularmente pode aproveitar as vantagens que ele oferece ao organismo. Uma pesquisa já demonstrou que o hibisco reduz um processo de maturação celular, por meio do qual as chamadas células pré-adipócitas são convertidas em adipócitos maduros, que por sua vez, são armazenados como gordura. Portanto, quando associado a hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares, o chá de hibisco é, sim, um aliado na luta pela perda de peso!

O que é o Chá de Hibisco? 

O chá de hibisco é de origem africana e asiática, a flor de hibisco utilizada para o preparo do chá possui o nome cientifico de Hibiscus sabdariffa.

Para que serve? 

Os nutrientes presentes no chá de hibisco são muitos – cálcio e magnésio são os exemplos mais comuns, mas sua principal característica é sua ação antioxidante.

Em 6g da planta, conseguimos encontrar cálcio, magnésio, fósforo e potássio, que são essenciais para a saúde dos ossos e do nosso organismo.

Mas os seus benefícios não param por aí: esse chá também é muito indicado para quem sofre com a retenção de líquidos e, por consequência, com o inchaço, graças ao seu efeito diurético, relacionado com a capacidade de auxiliar no equilíbrio eletrolítico do organismo.

Outro ponto positivo do hibisco, que merece ser citado, é a presença de vitaminas B1 e B2, que são fundamentais para favorecer o metabolismo do oxigênio e da glicose nas células. Elas também atuam diretamente nos neurônios, aprimorando a funcionalidade deles.

Como se tudo isso já não bastasse, o chá de hibisco também pode ajudar você a manter o seu colesterol sob controle, diminuindo a taxa de LDL (colesterol ruim) e elevando a taxa de HDL (colesterol bom).

Eu gosto de ferver as folhas de hibisco com a cavalinha, para aumentar o potencial do chá.

flores hibisco desidratada

cavlinha cha

Como fazer chá de hibisco: 

O ideal é fazer por infusão, da seguinte maneira: aquecer a água até iniciar a formação de bolinha. Apagar o fogo e acrescentar as folhas secas de hibisco. Deixar apurar por 5 a 10 minutos antes de ser consumido.

A proporção deve ser de 1 litro de água para 2 colheres de sopa de hibisco seco e 2 colheres de cavalinha, sendo esta quantidade média recomendada por dia para obter os benefícios, o ideal é que você faça o chá, eu geralmente faço a noite  e já coloco em uma garrafinha para consumir no dia seguinte, ultimamente estou consumindo 500 ml por dia.

para-que-serve-cha-de-hibisco

O que é o Chá de Cavalinha? 

Nome científico Equisetum arvense L., Cavalinha deriva do latim.

A planta é originária da Europa e já foi utilizada para inúmeras finalidades, hoje vem sendo utilizada, principalmente, com finalidades terapêuticas. O seu consumo mais comum é em forma de chá.

Para que serve? 

A cavalinha é uma planta que é rica em vitamina C, silício e flavonoides. Planta muito famosa porque ela ajuda a combater a flacidez, desincha e é diurético, assim como favorece a queima de gordura localizada e tem poderosa função antioxidante.

 chas-medicinais-fale-com-a-nutricionista-1024x640

O ideal é tomar o chá sem açúcar, no início achei péssimo, mas depois fui me adaptando melhor e hoje faz parte da minha rotina, o melhor é ingerir na parte da manhã ou tarde, pois como seu efeito é diurético acordar no meio da noite para ir ao banheiro é ruim.

Não existem muitos estudos sobre a segurança das infusões durante a gravidez, o consumo deste tipo de bebidas deve ser feito com algum cuidado, pois o consumo de certas infusões pode apresentar alguns riscos para a saúde do bebê.

Espero que gostem meninas!!

 

Beijos.

 

Samira…

 

Fontes:

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17082-cha-de-hibisco-a-bebida-que-combate-a-gordura-da-barriga-e-quadris

http://mdemulher.abril.com.br/dieta/boa-forma/dieta-do-cha-de-hibisco-elimina-ate-4-quilos-em-15-dias

http://www.bolsademulher.com/corpo/dieta-do-cha-de-hibisco-emagrece-e-afina-a-cintura

Chá de Hibisco: o que é, benefícios, como fazer e quais cuidados ter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *